Gestão da Descarbonização

FAÇA AS ESCOLHAS CORRETAS NO GERENCIAMENTO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

barra

Vamos examinar cada projeto cuidadosamente, avaliando o impacto ambiental. Queremos ajudá-lo a integrar os esforços de sustentabilidade em suas atividades de aquisição de energia, dando ênfase nas considerações financeiras, e proporcionando um melhor retorno sobre o valor investido. Tudo isso sem conflitos de interesse, com transparência e compartilhando todos os nossos cálculos com você.

Há muitas grandes empresas que só compram de fornecedores que usam energia de fontes renováveis. Você pode fazer negócios enquanto ajuda o planeta

QUAIS SÃO AS ETAPAS DA GESTÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL?

De acordo com o procedimento implantado pela Valuata, após detalhado estudo das práticas de mercado, existem seis etapas para fazer a gestão de energia sustentável na sua empresa. Nenhuma é mais importante do que a outra. Todas as fases devem ser cumpridas com atenção, foco nos detalhes e rigor técnico. Competências que só uma consultoria especializada em gestão de energia sustentável, como a VALUATA, pode entregar para o seu negócio. Confira, abaixo, o que fazemos em cada uma das etapas.

ETAPA 1

estabelecer uma estratégia de sustentabilidade

Um gestor de energia desenvolverá uma estratégia de energia sustentável, com metas e estrutura coerente para a utilização dos recursos apropriados. Uma análise do que motiva seu interesse pode levar a escolhas mais inteligentes. Por exemplo:

  • Quais metas devem ser definidas.
  • Como estruturar e financiar seus esforços de redução de consumo.
  • Como lidar com projetos de geração e cogeração de energia renovável no local.
  • Como tornar mais ecológico seu suprimento de energia estando off-grid.

ETAPA 2

identificar as tecnologias de energia renovável mais adequada

Painéis solares no local, moinhos de vento, projetos de biomassa, cogeração e outras energias renováveis. Com uma “varredura” de tecnologia de energia sustentável, você pode descobrir qual delas faz mais sentido para:

  • Alcançar seus objetivos de sustentabilidade.
  • Atingir boas taxas de retorno em seus projetos de sustentabilidade.
  • Melhorar a segurança do fornecimento, por exemplo, em uma área remota.

 

Essa estratégia permitirá que você otimize suas escolhas na hora de fazer investimentos. Ela examinará o potencial das suas diferentes unidades nos seguintes aspectos:

  • Economia: custos de investimento, potencial de economia no custo total de energia, subsídios.
  • Aspectos técnicos: disponibilidade de recursos como eólico, solar ou biomassa, disponibilidade de parceiros do projeto.
  • Aspectos regulatórios: obrigações governamentais e viabilidade ou restrições para obtenção de licenças.

ETAPA 3

negociar contratos de autoprodução

Antes de começar a falar sobre um projeto de autogeração, você deve, primeiro, analisar as entradas e saídas de energia. Isso lhe dará uma base sólida para lançar uma solicitação de propostas. Você decide o que deseja do mercado.

Essa abordagem mais comercial também proporciona uma maneira diferente de calcular o retorno sobre o investimento. Uma boa visão de custos e receitas resultará em melhores previsões, uma vez que se leva em consideração o aumento ou a diminuição dos retornos produzidos pelas flutuações do mercado.

Muitos projetos falham em entregar a taxa de retorno com previsões excessivamente otimistas ou uma falta de percepção dos componentes de custo. A VALUATA ajuda a formular um case de negócios para a autoprodução que esteja mais em sintonia com a realidade do mercado.

ETAPA 4

COMERCIALIZAR CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

Se sua empresa possui metas de descarbonização, você pode atingi-las através da aquisição de certificados de energia renovável. E se você produz energia renovável, pode emitir certificados negociáveis. Definir e implementar uma boa estratégia para a compra de certificados renováveis pode melhorar significativamente o retorno de seus investimentos.

A autoprodução também pode torná-lo um vendedor de energia elétrica. Nesses casos, estratégias como as usadas para aquisição de energia devem ser implementadas para otimizar os resultados de suas decisões de compra de energia.

ETAPA 5

Comprar energia renovável

Em muitos países do mundo, existe um mercado para energia renovável, por exemplo, pela obtenção de certificados de origem. No entanto, a real contribuição da compra de tais certificados para a redução das emissões de carbono pode ser questionada, correndo o risco de expor sua empresa a acusações de greenwashing.

Para evitar problemas assim, dê uma olhada nos diferentes tipos de produtos de fornecimento de energia renovável disponíveis no mercado. Observe, no entanto, que eles terão um preço mais alto.

Com base na análise das partes impactadas pela estratégia de sustentabilidade, a VALUATA o ajudará a fazer as escolhas certas quando se trata de tornar seu fornecimento de energia mais ecológico. Em seguida, integraremos nossa abordagem em todas as negociações de contratos de energia. Por último, emitimos um certificado de energia renovável que comprova quantidade de carbono que deixou de ser emitido ao se utilizar aquela energia (emissão de Escopo 2).

ETAPA 6

Monitorar suas emissões de carbono

Seus esforços de sustentabilidade devem resultar em reduções visíveis de suas emissões de carbono. A VALUATA pode ajudá-lo com o monitoramento das emissões de Escopo 2, que se refere à aquisição de energia que foi produzida fora do local, como é o caso da energia elétrica consumida da rede.

Vamos integrar o monitoramento de carbono em suas atividades de controle financeiro para garantir o uso ideal dos dados disponíveis.

certificado2 3

Certificado de Energia Renovável Valuata

Com a ajuda de nossos especialistas, sua empresa pode alcançar as metas de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) com a utilização estratégica de energia, recebendo, assim, o nosso Certificado de Energia Renovável.

Veja Também

Assessoria Regulatória

Sua empresa precisa de uma consultoria que conheça profundamente as regras do mercado de energia elétrica.

Gestão da Descarbonização

Faça as escolhas corretas no gerenciamento de energias renováveis.

Representação CCEE

Seremos o seu represente na instância máxima do mercado, a câmara de comercialização de energia elétrica (CCEE).

Inteligência de Mercado

Nossas análises são produzidas para os consumidores, e não para o mercado!

Controladoria de energia

Recursos especializados para controlar com exatidão os seus custos de energia
Usamos cookies para melhorar a sua experiência e segurança em nosso website. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.